Rebelde foi uma novela mexicana, sendo um remake de rebelde Way, a novela argentina original. A novela teve seu primeiro episódio em 4 de outubro de 2004, a novela segue sendo um grande sucesso com ajuda de lembretes do mesmo com 4 dos integrantes principais da novela e da banda sucessiva terem se juntado para um show a distancia, um tributo ao RBD.
Sendo um grande sucesso na época pela fala jovem ao mesmo tempo criticada, a novela alcançou grande publico sendo mundialmente conhecida. Mas existem razões para o famoso estrondoso além da banda contar com talentosos artistas que, inicialmente, foram agrupados apenas para a novela mas após tanto sucesso de musicas, o grupo se juntou em pequenos shows pelo país, e, sucessivamente, tours mundiais. Isso se deu a forma como as vidas na novela junto aos seus personagens se encaixavam com problemas reais adolescentes. Apesar da novela ter sido feita no começo do século XXI, ela segue sendo passada pela próxima geração e ensinando a vida da forma mais simples possível: a própria linguagem jovem.
''A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o individuo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social.'' - Tanner JM. Growth at Adolescence. 2 ed. Oxford: Blackwell, 1962.
Basicamente, é onde aprendemos a não só a lidar com nós mesmos em diferentes formas possíveis mas também quando criamos a maturidade paro o mundo lá fora, onde você precisa se integrar e adaptar. È uma grande ajuda quando se pode contar com pais, avôs, seja quem for a sua figura de autoridade, a ser guiado. Mas o que acontece quando as coisas não são tão fáceis assim? O que acontece quando precisa ser adulto antes da hora para se cuidar sozinho(a) e talvez até de outra pessoa? Ou e se por acaso, sua figura de autoridade não saber como ser a autoridade? Ente tantas outras alternativas...
È esse o significado desta novela. È sobre mostrar a adolescentes seja qual idade for que existe um guia. Um guia que adultos em mentes fechadas ou retrogradas possa achar ridículo ou quem sabe achar que influenciaria a algo irreal. Mas é sobre lições de vida que conversas tediosas não poderia fazer ou mesmo discursos em auditórios que acontecem em muitas escolas anualmente. A linguagem fácil e a forma divertida de encarar o drama sendo sempre capaz de deixar um gosto a mais na boca, influencia um jovem com tanta necessidade de informação e diversão. Por exemplo, duas questões muito importantes conversadas ainda na primeira temporada: a gravidez, virgindade e o uso de drogas ilícitas.
A gravidez precoce é apontada pela personagem Pilar Gandía (Karla Cóssio); A virgindade apesar de que também por Pilar foi mais aprofundada com Mia Colucci (Anahí) uma das personagens principais; e por último o consumo de drogas ilícitas com Joaquín Mascaro (Michel Gurfi). Os três com algo em comum; ausência de seus pais e falta de conselhos. Apesar de um fator comum, não significa que tenham acontecido apenas por esses motivos ou que isso aconteça com jovens pela mesma razão mas é um forte indicio que em muitas, e talvez a maioria, sejam resolvido com informação e ajuda, ao invés de prender seus filhos para o mundo como se fossem responsáveis por entender a vida sozinhos assim que atingissem a maioridade. Ou mesmo como no caso da personagem Pilar, a falta de apoio e alguém a tivesse informado antes.
A mensagem é clara: informação é o antídoto de muitos males adolescentes, alguns que podem mudar completamente o caminho futuro. O Tabu e a negação que um jovem entenda sobre esses assuntos são irrevogavelmente retrógrados para não dizer pior.
A novela segue com assuntos cada vez mais profundos sobre a adolescência como o primeiro amor, a insegurança, os sonhos, entre tantos outros. Sempre mostrando que existe caminhos diferentes a seguir, ''uma luz no fim do túnel'', e que a maturidade pode ser adquirida antes, mesmo com tantas regras e restrições, fazendo com que não seja algo ameaçador a si mesmo mas sim algo que te faça mais preparado para o choque da vida real e lidar com a própria saúde mental.
Comentários
Postar um comentário