Em fevereiro foi anunciado uma reforma tributária para a taxação de 12% em livros, e então foi fortemente criticada pelos leitores brasileiros. Há 74 anos foi apresentado pelo deputado federal uma emenda de que os livros tivessem isenção de taxas sobre o papel que ele imprime mas então, anos depois, em 2004 a isenção passou a valer para o produto final. Não foi questionada essa lei até o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. E por isso, a importância desse tópico.
Em 1772 com a chamada reforma pombalina, escolas públicas começaram a surgir no Brasil e com isso uma considerável mudança na desigualdade e um novo começo para o país. É sempre bom pensarmos a partir do principio sobre a desigualdade diminuindo e a liberdade do cidadão brasileiro ter as mesmas oportunidades que qualquer outro. No entanto, o país sofre com a economia e com com cidadãos sem comida e empregos, roupas ou estabilidade financeira. Apesar de tanta coisa importante para ser defendida e explicada. É importante não esquecermos de livros, que apesar de ser um recurso isento de taxas, livros no Basil são cada vez mais caros e ''eletizados''.
A Desigualdade Social no país enfrenta grandes prejuízos, grande parte da população recebe ajuda para poder comer e sobreviver as contas mensais, como pessoas com essas situações podem pensar em livros do qual são muito caros e não escolher ao invés disso comprar alguma comida? Essa é a forma mais pratica de mostrar que todos temos o direito de ter livros, cultura, conhecimento e mais que isso — a liberdade de se juntar a um mundo dentro do livro e esquecer o seu próprio. É assim que vidas são salvas por livros.
É importante a luta pelos direitos humanos e pela igualdade. A luta pelo próximo que precisa de um emprego, assistência medica de qualidade, entre tantas outras coisas. Mas também a luta pelo direito de aprendizado, de conhecimento e cultura. O direito de sentir o que apenas um livro pode proporcionar a uma pessoa. A sensação de terminar um livro e ele ainda estar encravado em sua alma que você se pergunta o que fazer agora sem o livro? Como os personagens já estão sumindo de sua vista? Quando você anseia mais pelo saber e a satisfação de conhecimento.
O impacto também cai sobre editoras, livrarias e autores nacionais. Cada vez mais sofrendo para conseguir manter as portas abertas e autores sendo prejudicados com a pirataria por grande parte das pessoas que realmente só conseguem ler livros dessa forma.
Compre livros nacionais caso você tenha uma situação financeira que a(o) permite, lute pelos livros e pela educação. Pois apesar de serem apenas páginas, livros são um fiel amigo e a arma mais poderosa para a mudança do nosso futuro, vida e sentimentos.
''Já vive mil vidas e amei mil amores. Percorri mundos distantes e vi o fim dos tempos. Porque leio...'' George RR Martin.
Comentários
Postar um comentário