Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional das Mulheres

 


Dentro de um ambiente contemporânea nessa atualidade, temos cada vez mais mulheres tomando seus lugares em empregos visados por homens e mulheres se construindo cada vez mais para a capacitação pessoal e profissional. Cada vez mais conhecido e comentado o poder das mulheres e a necessidade de união feminina, no entanto, é sempre bom lembrar que mesmo que na atualidade falemos menos de mulheres que se destacaram no passado em um ambiente machista e opressor de suas épocas, elas revolucionaram e ajudaram a se tornar o que é hoje — mulheres fortes e jamais incapacitadas de qualquer coisa. Por tanto, vamos á uma máquina do tempo, e relembrar invenções femininas. 


1893: Josephine Cochrane, neta de John Fitch, o inventor do barco à vapor, desenvolveu a primeira máquina automática de lavar louças. Apresentou sua invenção na Feira Mundial de Chicago em 1893 atraindo a atenção de hotéis e restaurantes. 


1899: Letitia Geer em 1899, inventou a seringa com um êmbolo, sendo possível aperta-la apenas com uma mão. Pois até o final de século XIX o médico precisava das duas mãos para aplicar uma injeção nos pacientes. 


Meados do século XX: Mary Anderson reparou que motoristas de bonde precisavam fazer uma pausa a cada 5 minutos parasitar a neve da frente do vidro. Assim desenvolveu uma traquitana que envolvia um rodo preso em uma haste, conhecido atualmente como pára-brisa. 


1935: Katherine Blodgett, primeira cientista mulher da General Eletric, criou o primeiro vidro sem brilho e sem distorção, apenas transparente, como conhecido atualmente. 


1940 a 1950: Grace Murray foi analista de sistemas da marinha nos EUA nesta época, onde atuou programando o primeiro computador de elevada capacidade, o Mark I. Sua criação de Software foi uma grande influência para o surgimento da COBOL, linguagem de programação usada até os dias atuais. 


Durante segunda guerra mundial: Hedy Lamar, durante a nefasta guerra, criou um sofisticado sistema de interferência de rádio para despistar radares nazistas. Mais tarde, esse sistema serviu como base da criação de WiFi. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período Neolítico

  Arte Neolítico O Período Neolítico ou idade da pedra polida foi um período menor em comparação ao Paleolítico e iniciou-se com a descoberta da agricultura por volta de 10.000 a.C e terminou com o uso dos metais por volta de 4.000 a.C, foi o último período da pré-história, são esse período alguns instrumentos feitos com a pedra polida.  O cultivo do solo e da criação de animais colaboraram para o aumento populacional. Isso tudo trouxe consequências da cultiva que até agora vinha se desenvolvendo: a divisão do trabalho, a estocagem de alimentos, o artesanato e o surgimento das primeiras vilas e cidades. Algumas inovações técnicas são da fase neolítica: a descoberta da cerâmica, tecelagem e a invenção da roda datam dessa época alguns monumentos, encontrados na Grã-Bretanha, são os mineres (blocos de pedra comprimidos levantados no sentido vertical) e os dolmens (blocos de pedra dispostos no sentido horizontal, paridos com uma mesa alta). Ambos são atribuídos significados religi...

Mitologia Grega: Eros e Psique

  Afrodite era a deusa da beleza, amor e sexo que em seu tempo era contemplada por todos e tinha toda a atenção do povo. No entanto, com o crescimento de Psique, a princesa começou a ter uma beleza esplêndida, onde a atenção do povo começou a se tornar dela, tanto pessoas de perto quanto de longe iam para adorar sua beleza. No entanto, toda essa adoração não foi bem entendida por Afrodite. A deusa arma um plano que consistia em seu filho Eros, o Deus do amor, atirar sua Flávia em Psique e fazê-la se apaixonar por um monstro. No entanto, Eros fica pasmo com tamanha beleza e a observando se machuca com a própria flecha e se apaixona pela princesa mortal. Afrodite diz que apesar da beleza da princesa, nenhum homem poderia cortejá-la. Com o passar do tempo as irmãs de Psique se casaram, mas ela ainda continuava solteira apesar de sua beleza. O pai de Psique vai até Apolo, um dos maiores deuses do Olimpo. Ele é venerado como o deus do sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, d...

Período da Filosofia: Pré-Socrático

Pitágoras Os filósofos pré-socráticos ou physiologic (filósofos da natureza), que segundo os estudos pode-se considerar que atuaram entre os séculos VI e IV a.C, são homens que se preocupavam com a cosmologia, abandonando a ideia mítica de que o mundo foi feito por deuses. Tales de Mileto, Heráclito, Parmênides, Pitágoras de Samos e Demócrito de Abdera, são alguns dos nomes associados a este período na filosofia. Tais filósofos buscaram entender sobre a origem e desenvolvimento do cosmos a partir da observação da natureza. A partir do século V a.C, a filosofia da um salto qualitativo com as proposições socráticas, acabando com as primeiras preocupações pré-socráticas, que não serão abandonas completamente; será Platão, discípulo de Sócrates procurar soluções para a questão do Mobil e do imobilismo de Heráclito e Parmênides, assim como caberá a Socrates aprofundar a busca pelo verdadeiro e belo.  Iniciando com Tales de Mileto, a quem Aristóteles considerou o primeiro filosofo. Os pr...